Moro acaba de Decretar Prisão de Lula, em 25/04/2017



Quais foram os motivos alegados pelos promotores para pedir a prisão de Lula?


Quais foram os motivos alegados pelos promotores para pedir a prisão de Lula?
O Ministério Público de São Paulo alegou dois motivos. Para os promotores, Lula pode incitar seus correligionários à violência, atentando contra a ordem pública, e também pode usar sua influência de ex-presidente para fugir, impossibilitando a aplicação da lei penal.
Os motivos alegados pelos promotores são pertinentes?
A questão é polêmica. Após o pedido de prisão, a maior parte das manifestações foi comedida quanto à pertinência do pedido. O próprio líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, afirmou que era preciso “cautela”. “Não estão presentes os fundamentos que autorizam o pedido de prisão preventiva“, afirmou. O jurista Ives Gandra Martins disse que a alegação de possibilidade de fuga é “frágil”. “O mundo todo conhece o Lula. Para fugir, ele teria de fazer uma operação plástica monumental”, afirmou. Com relação à questão da incitação contra a ordem pública, Gandra Martins preferiu não opinar. “Precisaria ter tido acesso aos detalhes do processo.” O jurista Celso Sanchez Vilardi afirmou que “salvo se houver alguma coisa no processo que desconhecemos, não há respaldo para o pedido”.
Lula pode pedir habeas corpus antes de ser preso?
Em tese, a defesa de Lula pode entrar com habeas corpus preventivo, mas esse tipo de procedimento é pouco usual.
Com a prisão, Lula perde os direitos políticos?
Não. Pela lei da Ficha Limpa, para que uma pessoa perca os direitos políticos, tem de ser condenada por um órgão colegiado. A suposta prisão de Lula não significa uma condenação nem sequer em primeira instância.
Caso seja preso, onde deve ficar o ex-presidente Lula?
Sem diploma de nível superior, Lula poderia ir para uma unidade comum do sistema prisional paulista. O mais provável, porém, é que, em caso de decretação de sua prisão, Lula fique separado de outros presos.
O que acontece agora se Lula se tornar ministro?
Nesta situação, o processo teria de mudar de foro, passando ao Supremo Tribunal Federal. Um dos ministros seria sorteado relator do caso.


EmoticonEmoticon